27
Jan 09

 

27 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DO HOLOCAUSO

 

PORQUE IMPORTA NÃO ESQUECER...

 

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje a importância de falar e recordar, considerando que a evocação das vítimas do Holocausto é «um dever de memória», escreve a Lusa.  

«Estamos aqui a cumprir um dever de memória. Compreendemos o que se passou? Não compreendemos. Não se pode compreender um processo racional, burocrático e sistemático, cuidadosamente planificado e arquitectado, para realizar o irracional», afirmou Cavaco Silva, na cerimónia realizada na Sinagoga de Lisboa por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.  

Contudo, acrescentou, mesmo que as palavras sejam pobres para descrever o horror, «temos o dever de falar», «o dever de recordar». «Milhões foram martirizados, sobretudo judeus. Honramos a memória de todas as vítimas», sublinhou.  

Porque, continuou ainda o Presidente da República, «o trabalho de memória começa por ser um esforço de reconstituição de um passado que não pode ser negado». «É mais do que um imperativo de justiça. Contra a indiferença, contra o esquecimento, é de uma pedagogia que precisamos: que todos saibam o que aconteceu para que todos sejam levados a agir de modo a que não volte a acontecer», referiu.

 .Na cerimónia realizada hoje ao final da tarde na Sinagoga de Lisboa participaram, além do Presidente da República, o ministro da Justiça, Alberto Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, representantes dos partidos, como o social-democrata Rui Gomes da Silva, os deputados o CDS-PP João Rebelo e Teresa Caeiro, o socialista José Lamego, e o Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, entre outros.

 

O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, que hoje se comemora, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 01 de Novembro de 2005. Foi a 27 de Janeiro de 1945 que as forças aliadas libertaram os judeus que se encontravam no campo de concentração de Auschwitz. 

r às 14:03

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
15
17

18
24

25
31


ARQUIVO
pesquisar