GRANDE VITÓRIA POLÍTICA DE OBAMA...
O Congresso norte-americano conseguiu aprovar a reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente Barack Obama, com 219 votos a favor (mais três que os 216 necessários) e 212 contra.
«Esta noite superámos o peso da política, quando todos os especialistas afirmavam que isso não seria possível», disse Obama após a votação, citado pela TSF. O texto segue, agora, para a Casa Branca, onde será promulgado pelo presidente.
O Congresso pode, ainda, operar algumas alterações ao projecto-lei desejadas pela maioria democrata. A proposta será, de seguida, enviada para o Senado que a deverá aprovar na próxima semana.
A reforma proposta por Barack Obama pretende que o sistema de saúde público cubra cerca de 95 por cento da população norte-americana até aos 65 anos, visto que os mais idosos já estão cobertos por um sistema de saúde público. Os empregadores passam a ter de pagar um seguro de saúde para os seus funcionários, para o qual terão benefícios fiscais. Já as seguradoras não poderão voltar a recusar uma apólice a doentes crónicos.