14
Dez 09

 

SPORTING – E o Sporting sofre a primeira derrota na era Carlos Carvalhal, naquele que foi o primeiro triunfo de sempre do Leiria no Estádio do Sporting.
 
O Sporting continua a jogar mal e a dar avanço aos adversários. A primeira parte do Sporting é surreal, muito má. Não me lembro de uma oportunidade de golo, nem sei se existiu algum remate à baliza da União de Leiria.
 
O Leiria começou bem o jogo, controlando-o, fazendo boa circulação de jogo e criando 2/3 ocasiões claras de golo. Só marcou 1 mas podia ter marcado mais, não fosse o golo mal anulado ao Leiria, este iria para o intervalo a vencer por 2 a 0 no Alvalade XXI.
 
Com 0 a 1 ao intervalo a 2ª parte inicia-se com uma ligeira recuperação do Sporting, jogando mais rápido, com os sectores da equipa mais juntos e pressionando um pouco mais o adversário. Ainda assim não era suficiente para marcar…
 
Com o aproximar do fim do jogo o Sporting foi cada vez mais subindo no terreno e, à contrariu, o Leiria ia ficando cada vez mais perto da sua área. Neste período o Sporting dispôs de ¾ oportunidades de golo, por Liedson e por Pereirinha, mas não marcou, mercê de boa exibição do guarda-redes Leiriense e de desacerto leonino no momento da concretização….
 
O Leiria foi justíssimo vencedor…. E o Sporting vai de mal a pior…
 
BENFICA – Custa-me dizer isto mas, em Olhão, o Benfica não mostrou estofo de campeão…
 
Na véspera de receber o Porto no Estádio da Luz o Benfica tinha a obrigação de vencer em Olhão o penúltimo classificado da Liga Sagres, ainda sabendo que iriam defrontar o “Porto B” e que seria um jogo muito complicado. Todos sabíamos que o Olhanense iria dar tudo, até à exaustão, que iriam provocar alguns jogadores do Benfica, que iriam utilizar todas as suas armas mas, mesmo assim, o Benfica tinha de estar preparado para as incidências do jogo, supera-las e vencer. Assim não se verificou!!
 
Tudo correu mal ao Benfica. Antes do Jogo “perdeu” Aimar”, iniciou mal a partida e sofre um golo muito cedo no seguimento de uma bola parada, ainda que o golo tenha surgido de uma falta inexistente.
  
No minuto 25’ – o caldo entornado – falta sobre Fábio Coentrão e este é agredido por Djalmir que lhe puxa o cabelo, depois Cardozo, imprudente, encosta a sua mão à cara de Djalmir… Anselmo empurra Cardozo e o árbitro expulsa Djalmir e mostra amarelo a Cardozo…. Djalmir bem expulso, faltando talvez a expulsão de Anselmo e Cardozo…
 
Caso superado e ultrapassado, o Benfica reage e empata a partida por Saviola, na 2 oportunidade deste para marcar.
 
Os Benfiquistas acreditavam que agora, empatados e com um homem a mais, com maior ou menor dificuldade iriam vencer a partida. Nada de mais errado.
 
4 minutos depois, mais uma bola parada, mais uma falha defensiva e golo do Olhanense, 2 a 1.
 
Ainda na primeira parte Di Maria não resiste e responde a provocação de um adversário e é expulso de forma correcta. Que falta de cabeça, que infantilidade… com a equipa a perder, com 1 homem a mais em campo, em vésperas de receber o Porto jamais isto podia ter acontecido… Para além do castigo da Liga devia ficar uns jogos no banco, digo eu…
 
Logo depois e ainda na 1ª parte Ramires lesiona-se…
 
Estas foram as incidência das 1ª parte mas importa referir que o Benfica nunca jogou bem, nunca controlou a partida de forma clara, nunca jogou o que já vimos jogar.
 
A segunda parte também teve os seus episódios, Coentrão vê cartão amarelo e não joga no próximo jogo – Benfica sem alas para receber o Porto – Miguel Garcia é expulso e David Luiz, outro jogador em risco de não defrontar o Porto, não viu amarelo porque o árbitro não viu ou não quis…
 
Já nos descontos Nuno Gomes empata a partida. Na resposta o Olhanense perde grande oportunidade para vencer o jogo…
 
Mau jogo do Benfica. Pareceram uns meninos da escola, a pensar no difícil antes de resolver o mais fácil, a tremer, a sentir o jogo seguinte, enfim com tanta falta de estofo só podia ter a consequência que teve.
 
Nota Final – Como é possível o Olhanense estar em penúltimo classificado?????
 
PORTO – O Porto jogava depois de todos os adversários e a jornada 13 foi muito positiva para os Dragões…
 
À partida sabia que Sporting perdera e que Benfica e Braga tinham empatado, pelo que em caso de vitória ganhavam pontos a todos.
 
Depois iriam defrontar a equipa mais fraca da Liga Sagres e, naturalmente, o Porto, nas calmas, em 30 minutos marca 2 que podiam ser 4 e “acabou” o jogo.
 
O Porto não teve adversário e nos seguintes 60 minutos limitou-se a trocar bola, devagar, muito devagar em ritmo de treino ligeiro.
 
Vence a partida de forma justa, ganha pontos a todos os adversários directos e vai para a Luz em crescendo de forma e com muita confiança.
 
Aguardemos o Jogo de Domingo, na luz, às 20h15 com grande expectativa…
  
POSITIVO DA JORNADA: Porto ganha pontos a todos os adversários directos e Rio Ave ganha na Madeira ao Marítimo.
 
NEGATIVO DA JORNADA: Olhanense não ganha desde a 4ª jornada. Benfica, Sporting e Braga perdem pontos… Di Maria e Djalmir… 
 
r às 12:13

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
24
25

27
28
29


ARQUIVO
pesquisar