09
Dez 09

 

PORTO – O Porto venceu em Guimarães e fez um bom jogo. Muito boa 1ª parte, futebol rápido, envolvente, acutilante e com 2 golos. Dominou por completo a 1ª parte e não fora o golo de Andrezinho, jogador do Guimarães, de livre directo, mesmo no fim da 1ª parte, teria sido exemplar.
 
Na segunda parte o jogo foi totalmente diferente, o Guimarães entrou muito melhor e dominou o jogo e o adversário. A equipa vimaranense “subiu” no terreno, jogou mais ligada, com os sectores mais juntos, criando grandes jogadas e várias oportunidades claras de golo mas não concretizou.
 
Como quem não marca, acaba por sofrer, Bruno Alves, no seguimento da marcação de uma falta, fez o 1 a 3, embora eu tenha algumas dúvidas no que respeita a uma eventual situação de fora de jogo de Bruno Alves.
 
Ainda assim o Guimarães voltou a reagir e teve oportunidades para marcar, por várias ocasiões mas, mais uma vez não concretiza e, perto do fim do jogo o Porto marca novamente e vence a partida por 1 a 4.
 
Talvez a melhor 1ª parte do Porto nesta época, para o campeonato. Jogo com duas partes distintas, a 1ª dominada pelo Porto e a 2ª dominada pelo Vitória de Guimarães.
 
Resultado excessivo mas justo, considerando a falta de eficácia Vimaranense.
 
 
BENFICA – 42.000 espectadores num fim de tarde de temporal em Lisboa. Valeu a pena esta assistência na Luz para ver nova goleada do Benfica, 4 a 0 à Académica de Coimbra, e para ver o Monumental golo de Saviola – o grande Momento do jogo - e talvez, o melhor golo do campeonato até agora.
 
O Benfica entrou bem e aos 6’ minutos já vencia com golo de Cardozo, aos 32’ uma obra-prima de Saviola coloca o Benfica a vencer por 2 a 0 e “acaba” com o jogo.
 
A 2ª parte inicia-se com o Benfica a vencer por 2 a 0 e, aos 55’ minutos Cardozo marca novamente. No minuto 69’ Cardozo faz hat-trick, num bom remate de cabeça. A Luz exaltava com nova goleada e queria mais golos, que não aconteceram, principalmente porque o terreno de jogo começava a estar impraticável mercê de horas de intensa chuva.
 
Benfica vence de forma clara e justa.
 
Só Oscar Cardozo tem mais golos que 14 equipas da Liga Sagres.
 
Uma palavra para a Académica que teve a coragem de enfrentar o Benfica olhos nos olhos, como tinha feito no Dragão, onde perdeu por 3 a 2, disputou o jogo de igual para igual e por isso perdeu. Ainda assim, louve-se a atitude da equipa que, ao contrário de outras, que acabam também por perder, trazem o autocarro ou o porta-aviões e não dignificam o espectáculo.
 
Ficou um penalti por assinalar, contra o Benfica, aos 60´ minutos cometido por David Luiz. Benfica a par do Braga na liderança do campeonato.
 
Uma referência a André Villas Boas, técnico jovem, que tem feito um trabalho razoável em Coimbra, mas que denota alguns tiques da velha guarda, queixar-se de um penalti não assinalado a favor da sua Briosa, justificando por esta via a derrota, quando o Benfica já vencia por 3 a 0, não lembra a ninguém…
 
 
 
SPORTING – E 6 jogos depois o Sporting volta a ganhar.
 
Num jogo com tradição o Sporting foi menos mau que o Setúbal e ganhou de forma justa. Ainda assim, o Sporting não apresenta grandes melhorias na qualidade do seu futebol. Saúda-se o regresso de Izmailov e de Liedson, aos golos.
 
O Setúbal é, de facto, das equipas mais fraquinhas da Liga Sagres e terá, certamente, grandes dificuldades em se manter no 1º escalão do futebol Português.
 
Nota final para o 2º golo do Sporting, Incrível, só possível com um fiscal de linha desatento, um guarda-redes negligente e um ponta-de-lança oportuno.
 
 
POSITIVO DA JORNADA: Golo de enorme qualidade técnica de Saviola.   
 
NEGATIVO DA JORNADA: Olhanense não ganha desde a 4ª jornada. 2º golo do Sporting em Setubal, com vídeo .
 
 
NOTA DE DESTAQUE: Grande exibição do Porto em Madrid, impõe no Vicente Calderon a maior derrota caseira do Atlético, para as competições europeias. Parabéns!!
r às 10:23

comentários:
só falta a referência ao penalty clarissimo do David Luiz na primeira parte com 0-0, mas parece que já é normal.
Pedro Alves a 9 de Dezembro de 2009 às 11:46

Olá Bom Dia e obrigado pelo teu comentário.

Sobre o mesmo cumpre informar o seguinte: não referi o lance a que te referes de propósito porque tenho algumas dúvidas nesse lance, a saber: o David Luiz não toca na bola mas também não me parece que toque no jogador da Académica, de facto o David Luiz foi imprudente e já assisti a penaltis assinalados por bem menos mas, in casu, o que aconteceu foi que o David luiz fez “carrinho” à frente do adversário mas sem tocar na bola nem no adversário, este, ao ver o David Luiz no chão e sem oportunidade de chegar à bola deixa-se cair…. Muito discutível…

abraço.
r a 9 de Dezembro de 2009 às 11:48

convido-te a ver novamente com atenção o lance e verás concerteza que o David Luiz toca de forma clara no adversário e nunca na bola, o

que teve como consequência o inevitável derrube do jogador academista, atenção não confundir, a vitória do Benfica foi indiscutível, mas

com o possivel 0-1 quem garante que o resultado seria 4-1?

Pedro Alves a 9 de Dezembro de 2009 às 11:49

Os meninos do benfica ainda teiem de cumer muita picanha com farofa para chigar ao nibel do FCPORTO, o unico clube portuges campiao do mundo duas vezes, ouvirao?
josue vitoriano a 9 de Dezembro de 2009 às 14:46

BOA TARDE E OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.

r a 9 de Dezembro de 2009 às 14:58

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
24
25

27
28
29


ARQUIVO
pesquisar