«A vacina é gratuita para toda a gente e será, em principio, distribuída pelos serviços públicos de saúde». Esta é a certeza deixada pela ministra da Saúde e serve como resposta à sugestão feita pelas farmácias.
A hipótese foi colocada no plano de contingência da Associação Nacional de Farmácias, mas a ministra afasta, para já, esse cenário.
Quanto à chegada da vacina contra a gripe A a Portugal, Ana Jorge reiterou que tal só acontecerá «no princípio do Inverno, em Dezembro ou Janeiro», quando estiverem feitos todos os ensaios clínicos necessários para garantir a «segurança e qualidade» da vacina, refere, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.
«Temos a certeza de que vamos ter as vacinas em Portugal no momento em que elas estiverem disponíveis na Europa. A pré-reserva de seis milhões de doses já foi feita, e a empresa disponibilizará a vacina quando a tiver disponível e quanto tiver feito todos os ensaios clínicos», vincou.