20
Jul 09

A equipa portuguesa conseguiu este ano os melhores resultados de sempre nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO), conquistando a primeira medalha de prata, três de bronze e menções honrosas para o resto da equipa, de seis alunos no total.

 

Pedro Vieira, aluno do 12.º ano do Externato Ribadouro, no Porto, conquistou a primeira medalha de prata portuguesa nas IMO, as mais antigas olimpíadas internacionais de ciências do mundo, que se realizam desde 1959.

 

A equipa portuguesa, de seis alunos, fica também para a história por, além de conquistar a primeira medalha de prata portuguesa, ter conseguido a melhor pontuação de sempre, 99 pontos, e a melhor posição na tabela geral, em 33.º lugar. Em 20 anos de participação, a melhor classificação portuguesa na tabela tinha sido em 1989, em 44.º lugar, no ano da sua primeira participação.

 

As três medalhas de bonze foram para Jorge Miranda, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, Ricardo Moreira, do 11.º ano do Colégio Paulo VI, em Gondomar, e João Pereira, da Escola Secundária Domingos Sequeira, na Caranguejeira.

 

Os dois outros membros da equipa, Gonçalo Matos e Raul de Noronha Perdigão, das secundárias de Mação e de Santa Maria (Sintra), receberam menções honrosas.

r às 14:25

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12

19
25

26


ARQUIVO
pesquisar
 
subscrever feeds