28
Mai 09

 

Vamos entrar no 5º. Dia de Campanha Oficial para as Eleições Europeias, que se realizam no próximo dia 7 de Junho.
 
Para já, 4 dias perdidos.
Sem discussão séria e credível sobre os assuntos Europeus, assuntos estes, que são afinal o objecto das próximas eleições.
 
O que temos visto ou ouvido são acusações entre partidos, Fait-Divers inócuos e sem interesse para a generalidade daqueles que ainda pensam ir votar, pois, parece claro, que o grande vencedor destas eleições será a Abstenção. E o que têm feito a generalidade dos partidos políticos para inverter essa situação???? Pouco, muito pouco.
 
Os partidos da oposição utilizam esta campanha para realizar ataques ferozes ao Governo, numa espécie de primárias das legislativas, esquecendo por completo a discussão urgente e necessária sobre a União Europeias, as suas instituições, em especial o Parlamento Europeu e o funcionamento do Banco Central Europeu, o Tratado de Lisboa, a estratégia para o Crescimento da União Europeia – vamos receber a Turquia??? Qual a opinião dos partidos portugueses sobre isso, alguém sabe??? E no seguimento das últimas e importantes Cimeiras realizadas com África, América do Sul, Rússia e China, alguém sabe o que se passa??? O que está a ser feito??? O que foi feito???
 
Quais são as Propostas dos partidos no que respeita à tardia implementação do 3º pilar da UE – a Política Externa e Segurança Comum??? Alguém sabe???
 
Quem é que já leu os programas dos partidos, para estas eleições??? Alguém já os viu ou ouviu serem discutidos??? Alguém os encontrou???
 
Quanto à temática dos programas eleitorais para as eleições europeias, fiz uma pesquisa e encontrei, ainda que com alguma dificuldade, o seguinte:
 
O PS apresenta 2 documentos que considero importantes para se perceber o que pensa o PS sobre a Europa e a União Europeia, a saber:
 
As Pessoas estão Primeiro – é um resumo/ balanço do trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista Europeu, no último mandato - http://www.ps.pt/media/pse09.pdf
 
As Pessoas Primeiro – Um novo rumo para a Europa, que é, no fundo o programa eleitoral - http://www.ps.pt/media/manifesto_europeias_09.pdf .
 
Do PSD encontrei o Contrato Europeu com os portugueses – que deve ser o programa eleitoral do PSD. Digo deve ser porque é tão fraquinho que me deixa dúvidas, aqui fica o link para tal: http://www.politicadeverdade.com/?idc=902
Balanço sobre a actividade do PPE e dos eurodeputados sociais-democratas Portugueses não encontro nada.
 
 Quanto ao Bloco de Esquerda encontrei o seguinte -
 Programa para um governo que responda à urgência da crise social, no seguinte link: http://igualdade.bloco.org/media/proj_programa2009.pdf, ora nem mais a propósito, porque afinal o que estamos a fazer é oposição ao governo e não na campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.
Programa eleitoral e balanços, nada!!!ou então não encontrei.
 
O PCP/CDU, ao seu estilo, mas apresenta de facto uma espécie de programa eleitoral e balanço do mandato europeu. http://www.cdu.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=93&Itemid=66;
http://www.cdu.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=75&Itemid=64 
 
O CDS/PP à excepção da lista de candidatos ao Parlamento Europeu, não encontro mais nada. Nem programa, nem balanço, nada! Não encontrei uma linha sobre as próximas eleições Europeias.
 
O Movimento Esperança Portugal oferece-nos o seu programa eleitoral. Facto que é de saudar, visto não ter os apoios de que dispõem os principais Partidos - http://www.mep.pt/images/Europa/mep%20europa.pdf
 
Em suma, pouco sumo a respeito do essencial, a União Europeia.
 
Como querem os partidos combater a abstenção??? Será que querem??? Ou, salvo raras excepções, só estão interessados nas legislativas que se seguem???
r às 19:34

comentário:
Isto é serviço público e de grande qualidade.
Abraço,
JA
weber a 29 de Maio de 2009 às 16:20

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

17
23

24
29
30

31


ARQUIVO
pesquisar