07
Abr 10

 

A cidade maravilhosa está irreconhecível, depois da chuva intensa que tem inundado o Rio de Janeiro nos últimos dias. Pelo menos 102 pessoas morreram, vítimas das cheias e dos deslizamentos de terras, e as autoridades estimam que, com a limpeza das favelas, o número de mortos aumente bastante.    

 

A falta de electricidade nos bairros mais afastados do centro transformou a cidade num sítio escuro, e as ruas inundadas têm provocado sérias dificuldades aos cariocas nas deslocações pela cidade. As zonas oeste e norte do centro da capital cariosca, e a cidade de Niterói, na região metropolitana, são as mais atingidas, segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro.    

 

Devido ao vento forte, as aterragens no aeroporto Santos Dumont foram canceladas durante a manhã e as companhias aéreas estão a deslocar os voos para o aeroporto do Galeão, que funciona para voos domésticos.   

 

O trânsito está caótico, a avenida que liga a Barra da Tijuca e a praia de Ipanema continua cortada e as autoridades municipais não têm mãos a medir para os pedidos de ajuda que chegam a cada minuto. "Os moradores da Barra devem evitar as delocações, e só vão ao centro por necessidade. Quem puder adiar reuniões, compromissos e usar boleias solidárias para diminuir os carros nas ruas, use", recomendou esta manhã o presidente da câmara.

    

Eduardo Paes (prefeito) do Rio de Janeiro apelou à calma das populações, apesar de muitas das escolas do estado estarem encerradas.  

As chuvas dos últimos dias são as piores dos últimos 40 anos no Rio de Janeiro, e a população já compara a situação à vivida no último inverno, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.   

 

A cidade de Niterói foi das mais afectadas pelas cheias e tem registo de 53 mortos, o que levou o prefeito a declarar uma semana de luto e o estado de emergência e toda a região.  

Outro dos pontos mais afectados da cidade do Rio foi o norte, perto do estádio do Maracanã: as bilheteiras do estádio e as ruas circundantes estão cheias de lama e água.  

Notícia do jornal i

 

 

r às 11:56

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
14

18
21
22
24

26
27
30


ARQUIVO
pesquisar